segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Lília Emiliano, de 27 anos, deixou o Hospital João XXIII na manhã desta segunda-feira.

A servidora da Guarda Municipal Lília Emiliano, de 27 anos, baleada durante uma confusão com policiais militares em uma ocorrência no Centro de Belo Horizonte, recebeu alta nesta segunda-feira do Hospital João XXIII. A mulher deixou a unidade de saúde nesta manhã. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar (PM).

A agente foi atingida com um tiro na boca durante a confusão. Ela foi atendida no Hospital Odilon Behrens no dia da ocorrência e em seguida encaminhada para o João XXIII, onde passou por cirurgia. A guarda deu entrada na unidade de saúde com uma fratura na mandíbula provocada por bala de borracha. Ela recebeu alta nesta manhã e terá que ficar de repouso.

Os guardas municipais e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) encontraram com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte, Thiago Alexsander Costa Grego, e o secretário Adjunto de Recursos Humanos, Gleison Pereira de Souza, para discutir algumas reivindicações da categoria. “Tivemos uma reunião preliminar. As principais demandas são o início do processo de armamento e porte de arma. Também discutimos o plano de carreira que está no estatudo dos guardas municipais”, comentou Israel Arimar, presidente do Sindibel.

Outro ponto questionado pelos guardas é o estabelecimento do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds). Com isso, eles não precisariam acionar a Polícia Militar (PM) para registrar a ocorrência. Segundo o Sindibel, a prefeitura ficou de mandar uma resposta para a categoria nesta terça-feira. Os argumentos serão discutidos durante assembleia dos guardas na quarta-feira, onde irão decidir se entram ou não de greve.

O caso Lília e outros quatro agentes faziam abordagens à pessoas que estavam oferecendo transporte irregular nas imediações da rodoviária de BH, na última quinta-feira, quando o militar reformado Daleimar Ilário Moreira, de 47 anos, foi flagrado praticando a atividade irregular. Ele reagiu à abordagem de guardas com empurrões, chutes e acionou a PM. Quando os militares chegaram uma confusão se formou e houve o disparo.

A Polícia Civil instaurou dois inquéritos que irão apurar todas as circunstâncias do caso. O primeiro inquérito apura a conduta do policial militar reformado Daleimar, suspeito de fazer o transporte irregular. O segundo inquérito fará investigação paralela ao Inquérito Policial Militar (IPM) já instaurado pela PM para apurar a conduta do cabo Carlos Gustavo Pereira de Melo, de 37 anos, que teria efetuado um disparo e atingido a guarda municipal. Ele está à disposição da Justiça num quartel da PM. As Corregedorias da Guarda e PM acompanham as apurações.

Por causa da ocorrência, guardas municipais paralisaram, temporariamente, as atividades na sexta-feira e fizeram um protesto pela cidade.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...