Henrique Cendes/Seds
Sistema Prisional de Minas Gerais realiza concurso de Beleza entre as detentas

Quinze detentas de unidades prisionais de Minas Gerais, participaram na noite de terça-feira, 18/11, da edição 2014 do concurso Miss Prisional. Mais que um concurso de beleza o evento é mais uma oportunidade de levantar a auto-estima das detentas, as ressocializa-las na sociedade e humanizar o cumprimendo das penas.Nesta edição, após desfilarem com trajes casual e de gala, as candidatas foram avaliadas nos quesitos beleza, simpatia, postura, corpo, rosto e desenvoltura.
A eleita como a mais bela do sistema prizional de Minas Gerais foi Tayane Cristina Gonçalves, do Presídio Feminino José Abranches, de Ribeirão das Neves. O segundo lugar ficou com Lívia Lima Gonçalves, do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga.As três primeiras colocadas ganharam um book fotográfico: o 1º lugar com 20 fotos, o 2º lugar com cinco fotos, e o 3º com quatro fotos.
A grande novidade deste ano foi a eleição do Miss Trans. Durante a noite, oito transexuais que cumprem pena nas unidades da Sapucai desfilaram também em trajes casuais e de Gala. Lis Vitoe Freitas, do Presídio de Vespasiano, foi a vencedora do novo segmento do concurso.
O corpo de jurados contou a presença de vários especialistas em concursos de beleza, entre eles, a Miss Minas Gerais Janaína Barcelos, elegiou a iniciativa do evento.“É uma ação corajosa, uma iniciativa importante. Faz a diferença na vida delas, acredito que todos merecem outra chance”.
Outra judara, a coordenadora das Políticas Públicas voltadas para o segmento LGBT no Estado de Minas Gerais e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CONEDH), Walkíria La Roche, reafirmou a importância do evento. “Este evento mostra a preocupação do Governo de Minas Gerais com a inclusão social, a diversidade sexual e o processo de ressocialização dos detentos.”