terça-feira, 21 de outubro de 2014

Presos que tentaram fugir de presídio com 'disfarces' são transferidos
SAP informou que foi instaurado um procedimento apuratório disciplinar. Detentos tentaram sair da unidade por volta das 11h45 deste domingo (19).
20/10/2014 18h46 - Atualizado em 20/10/2014 19h14
Do G1 Presidente Prudente
Detentos usaram roupas que semelhantes ao uniforme do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) (Foto: Murilo Zara/TV Fronteira)Detentos usaram roupas que semelhantes ao uniforme do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) (Foto: Murilo Zara/TV Fronteira)
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) transferiu os dois presos que tentaram escapar da Penitenciária II de Presidente Venceslau disfarçados como agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Por questões de segurança, a pasta não informou a unidade para onde a dupla foi encaminhada. A fuga frustrada foi neste domingo (19), por volta das 11h45, mas foram reconhecidos por funcionários antes que saíssem do local.

Conforme a polícia, por volta das 11h10, os homens serraram a cela em que estavam e logo conseguiram sair do setor onde estavam. Em seguida, os detentos renderam dois funcionários e disseram a eles que a “cadeia havia virado”, como consta no boletim de ocorrência. Sob ameaças de artefatos feitos de ferro de construção, os agentes rendidos acompanharam os presidiários até a portaria. Ao chegarem lá, os criminosos foram reconhecidos pelos funcionários que trabalham na guarita e foram detidos.
As roupas pretas e um colete com o brasão do GIR, usados durante a tentativa de fuga, “foram tingidos e confeccionados pelos próprios detentos”, segundo o documento policial. A vestimenta também apresentava símbolos oficiais. Um colete, que utilizava uma toalha como preenchimento, também foi apreendido.
Presos foram transferidos para outra unidade prisional após tentativa de fuga (Foto: Murilo Zara/TV Fronteira)Presos foram transferidos para outra unidade
prisional após tentativa de fuga (Foto: Murilo Zara/
TV Fronteira)
Por medidas de segurança, o nome da unidade prisional para onde os presos foram transferidos não foi divulgado pela SAP. “Foi instaurado um procedimento apuratório disciplinar e apuração preliminar para averiguação dos fatos”, informou a nota.
Ainda conforme a secretaria, o boletim de ocorrência foi elaborado e o caso foi comunicado à Vara de Execuções Criminais.
Um carro, com placas de São Paulo (SP) e suspeito de fazer parte do "plano de fuga", foi localizado pela Polícia Militar abandonado na estrada vicinal Carlos Platzeck, nas proximidades da penitenciária, na noite do mesmo dia.
O veículo foi encontrado aberto, mesmo após o horário de visitas da penitenciária. Ao estranhar o cenário, a polícia realizou uma vistoria no carro e o apreendeu, segundo o delegado encarregado do setor de Comunicação Social da Delegacia Seccional de Presidente Venceslau, Sthefano Rabecini.
No interior do carro estava a chave e o documento do veículo, além de dinheiro e celulares. “Não sabemos se, de fato, tem relação com a fuga, mas é estranho e ninguém apareceu para reclamá-lo ainda”, disse o delegado.
Entre os presos que cumprem pena na Penitenciária II de Presidente Venceslau está Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, suposto chefe da facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas. A unidade possui 799 detentos e capacidade para 1280, segundo números atualizados pela SAP em 16 de outubro.
Tentativa de fuga aconteceu neste domingo (19), na Penitenciária II de Presidente Venceslau (Foto: Murilo Zara/TV Fronteira)Colete tinha toalha como preenchimento (Foto: Murilo Zara/TV Fronteira)

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...